Através das atividades do Ponto de Cultura na Trilha dos Dinossauros, buscamos incessantemente estimular os adolescentes a vivenciar a arte, transformando e ampliando seu universo cultural.É uma ação para desmistificar o conceito de que arte é elitizada ou inacessível. A maravilha disso tudo, é ve-los com os olhinhos brilhando e, compreendendo o impacto que a arte causa dentro de cada um, oferecendo oportunidades para um novo olhar sobre seu mundo e sua vida.
Neste final de dezembro, encerrando o ano de 2010, vivenciamos uma confraternização, com direito á feed-back de cada participante. Finalizando o dia, a belissima apresentação do AUTO DE NATAL com o professor de teatro Eduardo Lima dirigindo o grupo de Teatro Divina Luz no PRESÉPIO VIVO - A SAGRADA FAMILIA, com participação especial dos alunos do projeto e presença dos moradores da comunidade.
CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO
ENTRANDO PRÁ VALER NO ENFRENTAMENTO À DENGUE
Durante dois finais de semana,os Pontos de Cultura AMUR SABOR E ARTE e NA TRILHA DOS DINOSSAUROS, realizaram uma oficina de artes plasticas com 70 adolescentes atraves da Oficina de Dedoches, com o tema de Combate a Dengue.
Este tema foi escolhido como forma de participar junto à Secretaria Municipal de Saude, no enfrentamente da dengue, atendendo à solicitação de adesão das instituições à campanha desenvolvida pelo governo municipal. Conforme fotos em anexo, num primeiro momento aconteceu a capacitação da elaboração dos dedoches; em seguida a Oficina com profissional da Zoonose e ao final, a elaboração do texto do teatro de cada dupla e, apresentação aos colegas. A partir de hoje, estarão preparados para multiplicar a informação, usando como recurso o Fantoche de Dedos ( Dedoche) em suas escolas e, comunidade que residem.
Onde estamos??
O Ponto de Cultura Na trilha dos Dinossauros, é desenvolvido em Peirópolis, bairro rural de Uberaba MG, patrimônio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (COMPHAU) e, em processo de implantação como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, possui a maior reserva de dinossauros e o mais importante Centro de Pesquisas Paleontológicas da América Latina
CAPOEIRA FAZ SUCESSO
Chegando á zona rural pela primeira vez, as oficinas de capoeira fazem o maios sucesso entre os protagonistas do projeto. A cada sábado são duas turmas lotadas e, no maior pique!!Começam a pegar a jinga, aprendem ritmos e cantos...
Como funcionam as oficinas?
Todos os sábados, das 13:00 às 18:00 horas, a Fundação Peirópolis, é tomada por uma "revoada de passarinhos": são os adolescentes que ocupam suas salas, seu jardim, o quintal, a cozinha, com sua balburdia e risadas gostosas. Acontecem ao mesmo tempo de tres a quatro oficinas envolvendo as diversas manifestações de arte, complementada por Valores Humanos e Informática. Em cada oficina no máximo vinte e cinco participantes, com 50 minutos de duração cada, onde os alunos participam em rodizio.
Ooficinas do dia 27 de novembro:
ARTES CÊNICAS
ARTES PLÁSTICAS
HORA DO INTERVALO
E as Oficinas acontecem aos sábados
Início do Grupo de Capoeira do Ponto de Cultura na Trilha dos Dinossauros. Aulas contínuas e dentro de um plano de trabalho, coordenadas pelo instrutor Marmeide e o professor Cydewal do Grupo Capoeira Gerais, mestre Mão Branca.
Oficina de música com a professora Edna Pantaleão, criando com os adolescentes uma bandinha com materiais reciclados e despertando os ouvidos para os variados rítmos.
Hora do Lanche, que hora tão feliz
Oficina de Escultura
O renomado escultor uberabense, Aguimar, realizou durante uma tarde de novembro, uma oficina de escultura em argila. Usando a pedagogia do encantamento para despertar o interesse dos adolescentes para a beleza e o significado simbólico das artes, conseguiu resultado supreendentes. Depois de algumas horas de dinâmicas de interação, todos moldaram sua máscara representando o que cada um tinha de melhor dentro de si. Cerca de 60 jovens participaram desta atividade.
Veja nas fotos os resultados:
Lançamento Oficial do Ponto de Cultura
Após o envio de convites à comunidade, o Ponto de Cultura Na Trilha dos Dinossauros iniciou atividades no mês de outubro de 2010. Manifestações culturais como teatro, oficinas de Valores Humanos e leitura, artes plásticas, poesia, capoeira e música encatanram os 70 adolescentes inscritos no projeto e convidados das comunidades envolvidas. Os convidados especiais foram o Ponto de Cultura Cordas do Cerrado e AMUR Sabor e Arte.
Oficina de Valores Humanos com o mestre Lucas Félix |
Francis, aluna do professor José Maria Madureira, durante apresentação de monólogo |
Participantes do Projeto assistem peça teatral |
Crianças da comunidade participam do cantinho da leitura |
Oficina de poesia com o professor Milo Sabino |
Espaço com música, artes plástica e os protagonistas do Projeto |
Adolescentes interagem durante oficina de pintura |
Ponto de Cultura recebe visita do Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus |
Ponto de Cultura Cordas do Cerrado desenvolve oficina de música clássica |
Grupo Capoeira Gerais com o instrutor Marmeide e o professor Cydewal |